QualificaSUS

É uma metodologia que classifica pacientes hospitalizados. Eles são divididos de acordo com as suas complexidades, o que permite comparar os resultados e fazer previsões mais assertivas para o futuro.

A metodologia DRG Brasil é voltada para o seguinte triplo objetivo: melhoria da experiência do paciente, adequação/otimização dos custos e o aumento da qualidade assistencial.

A categorização depende de diferentes variáveis. Entre elas estão:

  • O diagnóstico principal que levou à internação.
  • O diagnóstico de condições clínicas do paciente e o seu histórico no momento da internação.
  • As cirurgias e intervenções terapêuticas, por exemplo, e a necessidade de ventilação mecânica.

Características do paciente, como: idade, peso, gênero e presença de comorbidades, entre outros critérios impactantes e individuais da saúde. 

O DRG Brasil foi desenvolvido pelo Grupo IAG para as especificidades do sistema de saúde brasileiro. Além de gerar os diagnósticos relacionados, a plataforma fornece relatórios e indicadores que apresentam os aspectos e processos a serem melhorados na gestão.

Como resultado, os gestores descobrem o que foi previsto e o que foi realizado no que se refere aos resultados assistenciais e econômicos, bem como à permanência hospitalar. Dessa maneira, a tomada de decisão é aperfeiçoada, potencializando a entrega de valor em saúde.

Veja mais detalhes neste vídeo aqui.

Conforme a página 25 do Edital Eletrônico de Registro de Preços, temos:

A) Sistema agrupador da metodologia DRG que contenha relatórios econômicos e assistenciais, BI’s, estrutura de Holding e ambiente em nuvem.

B) Treinamento para Analistas de Informação em Saúde (codificadores) para aprenderem a codificação em saúde, bem como validação de erros de codificação. 

C) Treinamento para analistas e gestores na parametrização de relatórios e dashboards.

D) Suporte técnico à codificação assistencial e suporte de TI.

O fomento disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde é uma verba de custeio, portanto, não é de investimento. Além disso, o recurso deve ser utilizado apenas com despesas vinculadas à metodologia DRG.

Além do que está previsto no Termo de Referência, o hospital poderá:

a) Contratar mão-de-obra própria para codificação em saúde ou ainda contratar empresas especializadas para terceirizar esse serviço. 

b) Contratar serviços/empresas para integração de sistemas garantindo interoperabilidade do sistema de gestão hospitalar/prontuário eletrônico do paciente com o DRG Brasil.

c) Contratar consultorias especializadas em Governança Clínica atreladas ao DRG.

d) Contratar cursos de aperfeiçoamento, pós-graduação, certificação de proficiência de codificação em saúde. Todo esse desenvolvimento de competência são ofertas que não estão previstas o Termo de Referência do Edital Eletrônico de Registro de Preços e são fundamentais para que o hospital possa implantar a governança clínica baseada em valor.

Para os municípios de gestão plena há duas formas de fazer a aquisição:

  1. O município faz adesão a Ata de Registro de Preços por meio da assinatura junto ao Grupo IAG Saúde (licitante vencedor do Pregão Eletrônico para registro de Preços) do Termo de Contrato – Anexo V do Edital do Pregão Eletrônico para Registro de Preços.
  2. O hospital celebra um contrato diretamente com o Grupo IAG Saúde nas mesmas condições comerciais e no mesmo escopo da Ata de Registro de Preços e do Termo de Referência.
    Para os municípios de gestão estadual, a assinatura da minuta contratual é feita diretamente com o Grupo IAG Saúde.

Não. Todos os cursos são por ensino à distância, modalidade assíncrona. Ao término do curso, tendo o aluno sendo aprovado, são emitidos os devidos certificados.

Não necessariamente. O hospital pode executar, se necessário, conforme orientações da sua assessoria jurídica, um processo análogo à licitação em que se tenha pelo menos três orçamentos de empresas distintas com o mesmo escopo e atestados de qualificação técnica sobre o objeto pretendido.

Fale com a nossa equipe.
Conheça os valores dos produtos e serviços.